Um dos livros da coleção UNIAFRO NEAB_UFRB é o volume VI: Reflexões Sobre a África Contemporânea, que tive a responsabilidade de organizar.
Este livro é uma obra coletiva que reúne pesquisadores/as de Angola, Moçambique, Guiné Bissau e do Brasil. São eles: Teresa Cruz e Silva — Moçambique ; Artemisa Odila Candé Monteiro — Guiné Bissau; Bruno Júlio Kambundo — Angola; Juvenal de Carvalho — Brasil; Orlando Santos — Angola; Vanessa Riambau Pinheiro — Brasil e Raimundo Alberto Mulhaisse — Moçambique.
O português é língua oficial de todos os autores desta obra, mas as experiências, a formação, a trajetória de cada país imprime marcas que particularizam a língua. Optamos por manter integral, sem tentar unificar a forma. Assim temos mais uma pista da diversidade, neste caso a linguística, em que estamos envolvidos. Todos os textos são escritos na mesma língua mas pode-se perceber os traços, as marcas da escrita de cada país. Um diálogo entre História, Sociologia e Literatura, que busca refletir sobre variados temas da realidade africana contemporânea. As origens mais remotas do processo de desqualificação do Outro e sua naturalização; A caracterização dos processos de resistência contra a invasão colonial; A ideia de unidade africana que alimentou os movimentos de libertação e que deu origem a OUA; a construção do Estado nacional; As conexões entre a literatura e esses movimentos de libertação; Guerra e paz na construção do Estado Nacional; O lugar que ocupa o espaço social do mercado no cotidiano e no imaginário social luandense; e o uso de biocombustíveis nas comunidades e a sua integração no Plano Estratégico da Energia são os pontos debatidos neste trabalho. O objetivo desta obra é oferecer uma amostra de algumas das preocupações que tem sido objeto de pesquisa sobre a África em vários campos, além de colocar mais um fi o no emaranhado de redes que ligam as duas margens do Atlântico.
Juvenal de Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário