Acabo de ler uma entrevista com o pensador camaronês Achille Mbembe, realizada em Outubro de 2013. A sua tradução para o português, feita por Maria José Cartaxo, foi publicada no site Buala no mesmo mês. Mbembe é professor de História e Ciências Políticas. Autor de livros e artigos influentes.
Nessa entrevista, motivada pela publicação do seu livro Crítica da razão negra, Mbembe fala do seu projeto intelectual, seu desejo de contribuir para uma crítica política, cultural e estética do mundo atual. Ao tratar da invenção do negro na época do primeiro capitalismo é mais instigante e provocador ao dizer que "os riscos sistêmicos aos quais apenas os escravos negros foram expostos são agora a situação de toda a humanidade subalterna". !!
Mbembe critica o capitalismo, o neoliberalismo e as práticas imperialistas mostrando como tudo isso se relaciona com o racismo. Segundo ele, "o pensamento contemporâneo esqueceu que, para o seu funcionamento, o capitalismo teve sempre, desde a sua origem, necessidade de suportes raciais. Melhor dizendo, a sua função sempre foi não apenas a de produzir mercadorias, mas também raças e espécies".!!
A entrevista é fantástica e eu agradeço a professora Antonieta Antonacci por enviar essa entrevista
Você deve ler e conhecer um pouco do pensamento deste camaronês.
Um grande abraço
Nenhum comentário:
Postar um comentário