Estou agora vendo a apresentação do projeto de doutorado do colega Mahfouz Ag Adnane. O tema do trabalho é Kel Tamacheque além das fronteiras: encontros intercomunitários e festivais comunitários no Saara. 2000 a 2014.
Mahfouz é Tamacheque, povo que vive em alguns países a África, como Argélia, Mali, Niger, Líbia e Burkina Faso grande parte no deserto do Saara. Fez Mestrado e agora doutorado aqui no Brasil. O projeto de tese examina como esses festivais e encontros intercomunitários expressa uma luta histórica dos Tamacheque contra a marginalização no interior de Estados pretensamente nacionais nascidos da descolonização e renegam sua composição pluricultural.
O trabalho será baseado na História oral dos festivais e encontros. Como diz Mahfouz, "ele usará imagens, sons, ....como fonte", sem deixar de usar textos escritos. O foco é contextualizar historicamente esses eventos ressaltando os objetivos, princípios, ideologias e interesses envolvidos na organização dos eventos.
Um trabalho fascinante que nos oferece pistas para pensar outras dimensões da áfrica contemporânea. Vamos acompanhar a evolução deste trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário