sexta-feira, 17 de novembro de 2017

IV CONFERÊNCIA DO CENTRO DE ESTUDOS AFRICANOS DA UEM


A IV conferencia internacional do Centro de Estudos Africanos (CEA), da Universidade Eduardo Mondlane, acontecerá nos dias 29 e 30 de Novembro de 2017


O Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane (CEA-UEM), em parceria com o Fundo Nacional de Investigação (FNI),  convida para a submissão de resumos à sua IV Conferência Internacional, a decorrer nos dias 29 e 30 de novembro de 2017, subordinada ao tema «Do conhecimento às decisões: desafio para um diálogo social permanente».
Os melhores textos completos serão submetidos à revisão de pares e, se aceites, serão publicados num número especial da Revista Científica da UEM.
Público-alvo: investigadores, docentes, estudantes, jornalistas, membros da sociedade civil e outros interessados.
Eixos Temáticos
  1. Dinâmicas de Pesquisa em Saúde Pública, Sexual e Reprodutiva;
  2. População, Planeamento Territorial e Gestão de Terras;
  3. Agro-pecuária, Soberania e Segurança Alimentar;
  4. Exploração Sustentável de Recursos e Gestão de Desastres Naturais;
  5. Criança e Sociedade: Direitos, Educação e Saúde;
  6. Governação, Cidadania e Participação Política;
  7. Comunicação e Interculturalidade: os Media, Artes e Línguas;
  8. Dinâmicas Educacionais: Ensino, Pesquisa, Currículo e Papel das Universidades no século XXI;
  9. Património Cultural e Turismo.

UFRB RECEBE VISITA DE ESTUDANTES DE 14 PAÍSES AFRICANOS


Veja a seguir, matéria publicada no site da UFRB, que aqui reproduzimos com satisfação



Um grupo de 28 pessoas do continente africano visitou ontem (13), à tarde, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Campus Cruz das Almas, para conhecer a infraestrutura e a história de implantação da instituição de ensino, pesquisa e extensão.
Oriundos de 14 países, os integrantes do grupo estavam acompanhados do coordenador Bruno Martins, do Youth Technical Training Program – YTTP (Programa de Capacitação Técnica Juvenil), vinculado ao Instituto Brasil África (Ibraf); e do professor da UFRB, Marcos Roberto da Silva, presidente da Sociedade Brasileira de Mandioca.

Eles foram recebidos pelo reitor Silvio Luis de Oliveira Soglia; e pela vice-reitora Georgina Gonçalves dos Santos, que explicaram a origem da UFRB; os processos de acesso aos cursos de graduação e pós-graduação e os intercâmbios internacionais que a UFRB mantém com universidades africanas em Moçambique e Angola.
O reitor Silvio Soglia falou do desejo da UFRB em ampliar as cooperações técnico-científicas e o intercâmbio com outras universidades e institutos de ensino e pesquisa africanos e agradeceu a visita da comitiva.