terça-feira, 19 de setembro de 2017

ANGOLA: OS LEGADOS DO PASSADO, OS DESAFIOS DO PRESENTE


Se encerra no próximo dia 30 de Setembro a submissão de propostas para a Conferência Internacional Angola: os legados do passado, os desafios do presente, organizada pelo Centro de História da Universidade de Lisboa, o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, o Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL e o Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa.

O evento ocorrerá nos dias 14 e 15 de Novembro de 2017, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Línguas de trabalho: português, inglês, espanhol e francês.

Datas importantes:
Prazo para submissão de propostas:
                     30 de Setembro de 2017
Notificação de aceitação:
                     16 de Outubro de 2017
Divulgação do programa:
                     30 de Outubro de 2017

Para mais informações e submissões, por favor, ver:

http://www.centrodehistoria-flul.com/congressoangola.html#Form

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

OS QUE NÃO FORAM À GUERRA EM ANGOLA

O Centro de História da Universidade de Lisboa, dando  continuidade ao ciclo de Seminários de História de África,  realizará Conferência  com o Dr. Marcelo Bittencourt da Universidade Federal Fluminense.

Tema: Os que não foram à guerra. Angola na última fase colonial (1961-1975)
Data:  27 de Setembro, às 18h00. 
Local: Sala D. Pedro V (Piso 1) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Veja  mais informações no link abaixo 
     
http://www.centrodehistoria-flul.com/abertura/os-que-nao-foram-a-guerra-angola-na-ultima-fase-colonial-1961-1975-ciclo-de-seminarios-de-historia-de-africa-seminarios-ch-ulisboa

domingo, 17 de setembro de 2017

BANCO DE DADOS SOBRE TRÁFICO ATLÂNTICO

Carlos Jr. analisa nesta excelente resenha, publicada na revista Afro -Ásia,  o trabalho de David Eltis,  e equipe, no mapeamento do tráfico transatlântico. 

Mapeando o tráfico transatlântico de escravos

ELTIS, David, e RICHARDSON, David. Atlas of the Transatlantic Slave Trade. New Haven & Londres: Yale University Press, 2010. 307p.


David Eltis e David Richardson têm dedicado grande parte de suas carreiras a quantificar e entender o tráfico atlântico de africanos em sua complexidade. Um primeiro passo nesse sentido foi o lançamento, em 1999, de um banco de dados contendo informações sobre milhares de viagens negreiras.1 Anos mais tarde, os autores disponibilizaram ao público uma versão online mais atualizada desses dados, o Transatlantic Slave Trade Database, resultado do esforço coletivo de dezenas – provavelmente centenas – de historiadores ao redor do mundo.

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

NOVA DESCOBERTA NO EGITO ANTIGO


Matéria assinada por Fábio de Castro, O Estado de S.Paulo, de 13 Setembro 2017

Uma tumba do antigo Egito com múmias, sarcófagos e joias de mais de 3.500 anos foi encontrada na necrópole de Draa Abul-Naga, uma área onde eram enterrados nobres egípcios na margem esquerda do rio Nilo. A área fica próxima ao Vale dos Reis, famosa necrópole onde há tumbas de diversos faraós.



Continue lendo